Mais lidos

quinta-feira, 28 de abril de 2011


1. Uma história real? - O filme foi inspirado num livro de mesmo nome de William Peter Blatty, que também assumiu o roteiro. O que pouca gente sabe é que Blatty se inspirou nos noticiários de 1949, quando jornais de Georgetown estamparam em suas capas o "terrível exorcismo" de Robbie Manheim, garoto de 14 anos cujo corpo teria sido invadido depois que ele brincou com uma tábua de Ouija para tentar se comunicar com seu tio morto.

2. Aterrorizando plateias antes de estrear - A estreia aconteceu só em dezembro de 1973, mas a Warner Bros. foi obrigada a retirar o trailer original do longa dos cinemas por ele ser considerado "assustador demais" para plateias médias. O vídeo mostrava trechos do filmes com inserções artísticas animadas do próprio demônio Pazuzu, que possui a garotinha na telona. Depois de muito tempo, o estúdio liberou o vídeo no You Tube para os curiosos (e corajosos).

3. O poder da fé - Joseph Dyer, amigo do padre Karras no filme, é interpretado pelo padre William O´Malley, que até hoje leciona na Universidade de Fordham, onde parte do filme foi rodada. Ele ainda mostra cenas do longa em suas aulas admitindo que "80% dessa história é real".
4. Dedicação bizarra - A atriz Mercedes McCambridge foi quem dublou a voz demoníaca de Linda Blair. Para conseguir a proeza de ter a voz parecida com a de um "filhote do capeta", ela fumava cerca de seis maços de cigarro por dia e engolia ovos crus, além de colocar em sua dieta maçãs defumadas.

5. Linguagem obscena - Max Von Sydow, ator que interpretou o padre Merrin no filme, ficou tão impressionado com as "obscenidades" da menina possuída no set que esquecia constantemente suas falas.

6. Set amaldiçoado? - O set onde foi rodado a maior parte das cenas do longa pegou fogo no meio das filmagens. O único lugar que ficou intacto foi o quarto da menina possuída, Regan. Além disso, a casa onde filmavam as externas do longa, bem próxima às famosas escadas de Georgetown, demorou mais de 30 anos para ser alugada, dado ao medo dos inquilinos. Hoje, pertence à Warner e é ponto turístico.

7. Audiências em choque - Por conta da repercussão do longa, vários espectadores nos Estados Unidos recebiam sacos de vômito antes de entrar nos cinemas.

8. Sofrimento literal - Durante uma exibição em 1974, um homem desmaiou e acabou quebrando as costelas. Posteriormente, ele processou a Warner Bros., mas fechou acordo fora do tribunal.

9. Fita do Mal - O pastor evangélico Billy Graham pregava, até pouco tempo, que todas as fitas VHS com o filme estavam possuídas pelo demônio. Quem a comprasse corria sérios riscos de ser possuído. Mesmo assim, as vendas do longa bateram recordes.

10. Controvérsia no lançamento - A atriz Mercedes McCambridge (a mesma senhora que fumou enlouquecidamente e comeu ovos crus) não gostou nadinha de não ter sido creditada no longa e contou para Deus e o mundo que tinha dublado Linda Blair nas filmagens. Esse é um dos motivos pelos quais os críticos afirmam que a atriz mirim não levou o Oscar de atuação daquele ano.

11. Espectadores fora de controle - Após o lançamento do longa, a atriz Linda Blair foi ameaçada de morte por fanáticos religiosos, que afirmavam que ela "glorificava o Demônio" com o papel da menina possuída. Por conta disso, ela passou seis meses amparada por seguranças contratados pelo estúdio.

12. Um escândalo internacional - O filme foi banido na maior parte do Reino Unido, incluindo alguns cinemas de Londres. Por conta disso, o estúdio disponibilizou o "The Exorcist Bus", que levava aespectadores para as cidades da Europa que exibiam o longa por um preço "camarada".

13. Acreditando na maldição - As cenas no quarto do padre Karras foram rodadas na residência de um famoso frei americano. Por conta de alguns acidentes - entre eles a morte de alguns nomes envolvidos na produção -, o roteirista William Petter Blatty chamou um padre para abençoar o set principal, em Washington.

14. Direção intensa - O diretor William Fridkin não poupou esforços para assustar seus atores, chegando a dar tiros no ar sem avisar ninguém no meio das filmagens. Ele ainda encomendou um freezer gigante para "esfriar" o set. Linda Blair, no entanto, só usava sua camisola nas cenas e acabou pegando pneumonia.

15. Injúrias - Ellen Burstyn e Linda Blair saíram das filmagens contando alguns hematomas. Ellen, aliás, ganhou uma lesão na espinha que deixou marcas até hoje, depois de rodar a cena em que é agredida pela própria filha possuída.

16. Coincidência bizarra - A pós-produção do filme foi feita num estúdio na Fifth Avenue, em Nova York. O número da casa? 666.

17. Efeitos estranhos - Para reproduzir os terríveis gemidos de Regan, William Friedkin gravou os ruídos estridentes de porcos sendo levados para o abate em uma fazenda próxima ao set.

18. Epílogo Macabro - Na época do lançamento, lendas urbanas garantiam que todo mundo que participou da produção estaria amaldiçoado pela eternidade. Foram nove mortes no total. O ator Jack MacGowran, que interpretou Burke, e a atriz Vasiliki Maliaros, que viveu a mãe do Padre Karras, nem chegaram a ver o filme nos cinemas.

19. Aclamado pela crítica - 'O Exorcista' foi o primeiro filme de terror da história a ser indicado ao Oscar. Foram dez nominações, incluindo melhor atriz coadjuvante para Linda Blair, e duas estatuetas: melhor roteiro adaptado e melhores efeitos sonoros.

20. E tudo por causa do dinheiro - Controverso ou não, até o lançamento de Tubarão, dois anos depois, O Exorcista foi o filme mais lucrativo da história. Se não considerada a inflação, o longa aparece até hoje entre os dez mais vistos de todos os tempos.


69 Responses so far.

  1. Tyr says:

    Cara, muito bom mesmo este post!
    Parabéns!
    [ ]´s

  2. Anônimo says:

    post MUITO BOOM PARABEIINS

  3. Excelente matéria! Adorei o blog, ainda mais a imagem do Jensen (Dean) no header. rsrs
    Vou seguir para não perder nenhuma atualização.

    P.S: Coincidência ou não, aluguei essa manhã a versão extendida do Exorcista. Depois dessas curiosidades deu mais vontade ainda de assistir novamente.

  4. Agradecemos a preferência e voltem sempre, procuramos sempre selecionar o melhor conteúdo, muito obrigado.

  5. Saul Martins says:

    Amo filmes de Terror mais cara,esse filme não tenho coragem de assitir não 'entra' na minha mente...ótimo post ^^

  6. Eu acho que sou a única pessoa do mundo que não viu esse filme ainda O_O

  7. Anônimo says:

    filme otimo o exorcista é o melhor filme de terror do mundo filme 10 esse filme é otimo e olhe que eu so tenho 12 anos

  8. ltm says:

    To criando forças para ver esse filme.. mas nao to encontrando ele nas locadoras.. lembro que quando passou na TV eu era criança e fiquei na sala com todo mundo mas de costas pra TV so ouvindo e morrendo de medo kk

  9. ltm says:

    é a primeira vez que tenho coragem de ver essas cenas em muitos anos rr

  10. Anônimo says:

    nossa eu realmente fiquei com medo das imagens eu nem assisti esse filme(eu tenho 19 anos)!!!!

  11. Anônimo says:

    Tem muita mentira nesse post. 1ª Linda Blair ganhou oscar de melhor atriz coadjuvante. 2ª esse filme não lucrou como avatar ou titanic ou star wars ou indiana jones. 3ª pessoas podem ter morrido, como todos os anos morrem muitas pessoas, esses atores podem ter morrido por fatalidades que desconheço, mas duvido que 10 pessoas tenham morrido ao mesmo tempo. Se me der prova, acredito. Mas desconheço da veracidade dessa informação. Ora, Linda Blair tem 52 anos e largou as drogas. Acho que não se deve brincar com o que n~so se conhece. O diabo existe como Deus existe, mas não devemos ter medo do diabo. Somos maiores do que ele. Prova disso é que podemos ser salvos ele não, já está condenado. Pensamentos positivos e negativos influenciam a vida. Pensemos positivamente que o mal se dissipa. As trevas sucumbem à Luz. Amém!

  12. As informações contidas na matéria são totalmente verdadeiras, nada foi aumentado ou alterado, Linda Blair (Regan) não ganhou o Oscar de Melhor atriz é a esse que referimos pelo motivo de ter sido dublada fato. Se derem uma olhada tem um post especial sobre a Linda Blair (Regan). O filme é de 1973 até antes de Titanic ou Avatar existir foi o mais lucrativo da história sim, não existem mentiras no post e também não é um post sobre religião por isso não discutimos crenças aqui. E sim morreram 10 pessoas durante a gravação do filme, câmeras men, um padre dentre outros, a Warner não divulgou oficialmente os fatos. E mas em breve traremos uma outra matéria explicando esta.

  13. Anônimo says:

    Uma pergunta, Linda Blair realmente foi possuída?

  14. Puutz.. Eu ainda não vii oo filme não. Lii muitoo a história do Filme. vou tentar veer elee.. Me pareceu seer bastante Esquisiitoo maiis been Interessante '

  15. eu vi esse filme e não fiquei com medo(olha que eu tenho 12 anos) única coisa que me deixou um pouco surpreso foi o fato dela falar a nossa lingua de trás pra frente

  16. Anônimo says:

    Esse filme é muito satânico.. dar muito medo.

  17. Anônimo says:

    Cara eu nem vi o filme e ja to com medo de ver. Mano esse filme é muito satanico

  18. Anônimo says:

    em se falando de magia negra conheço bastante satanismo um pouco estava pesquisando sobre as ameaças feitas a linda blair quando entrei nest post eu ja vi o filme varias veses nao tive medo porque conheço o demonio nao tive problemas por que vi o filme nenhum acidente nada ocorrido mas te falo a verdade esse personagem quer transar comigo acho que ela habita o mundo dos sonhos embora eu to muito afim de comer ela tambem pensa comigo o demonio do filme sendo exorcizado por um feiticeiro vc nao acha que o demonio ia se comunicar mais do que com o padre. valeu mano.

  19. Anônimo says:

    excelente post!parabéns e tenha muito sucesso!!Marcos Punch.

  20. Anônimo says:

    Muito louco parabems

  21. Anônimo says:

    Vc precisam de cristo, se nao o demonio vem atras de vc msm ai o bicho vai pegar de verdade, olha so ja vi varias pessoas possuida por demônios, e aterrorizante,um dia em uma certa casa estava eu um pastor e outra quatro pessoas,quando derrepente as panelas começaram a flutuar em cima do fogao o teto começou a sair areia,luzes apagava e acendia sem parar e o demonio falava no corpo da pessoa sem parar aterrorizante ela se torcia toda. E falava que ele estava indo para os pes outrora para as pernas para cada parte de seu corpo horrivel eu. Estava vendo isso tudo, mais tenho um Deus q é governador do universo amém aceitem a cristo antes q seja tarde de mais, esse filme tem oferenda a demonios e muito aterrorizante quase q real..

  22. Jaideana says:

    Meu eu q nao vou mais ver esse filme só d ver as fotos ja me deu medo ue emm.

  23. Jaideana says:

    ja tou com medo.Eu q nao assisto mais.é satanico.

  24. Jaideana says:

    nuca q vou assistir esse filme qualquer outro - esse.

  25. Anônimo says:

    eu li tudo sobre esse filem mas ainda n tive coragem de ver acredito mt nesse negocio de ispirito n consigo nem olhar pra tras

  26. NOSSA QUASE MORRI DE MEDO EU AXO QUE EU TENHO VARAVEDEKASTROFOBIA PARABENS
    PELO BLOG!!! ME ADD NO FACE KARINE LUCIA BJS

  27. Adoro filmes de terror principalmente os antigo tenho. Uma colecao gigante parabens

  28. Anônimo says:

    Nossa morri de medo quando vi esse filme,mto bom parabens

  29. Anônimo says:

    Esse filme e demais brother, que tudooooo, muito super, mega, master.

  30. JOLIVER says:

    Tenho 34anos já vi muitos filmes de terror mais nada igual a este,esse filme e realmente iraaaaadoomedooooooo!JOLIVER.

  31. Esse filme deve ter dado tanto dinheiro que tiveram de inventar essas lendas urbanas para proteger ou mesmo esquecer os atores e camuflar bem seus diretores.

  32. Anônimo says:

    Medo so os fracos tem...... Acredite em DEUS ele te protegera... Evitem assistir esse filme nao e bom.

  33. Luiza z says:

    Muuuuuuuuito bom. Foram excelentes , parabéns de verdade ^^

  34. Anônimo says:

    gente do ceu eu tenho muito meddo desse filme ate hoje se eu assistir eu nao durmo a noite de verdade morro de medo sei la a cara da mina aii ela ee muito feia rsrsrs mais ee isso tenho muito medo mais oo filme tem cara de ser otimo mais nao tenho coragem nao

  35. Anônimo says:

    ja vi esse filme e quando vi tinha dez anos foi o pior erro que eu já cometi na minha vida passei mais de 2 anos pra me recuperar do tralma que eu tive eu fiquei com muito medo do filme sorte que ñ aconteceu nada daquilo comigo e mesmo assim hoje ainda tenho medo de pensar no filme e quem for assistir boa sorte e que Deus os proteja

  36. Anônimo says:

    O filme é pra ADULTOS,não pra moleques que ainda não fizeram 18 anos. O fato de tratar do demônio não é pra dizer que são amaldiçoados os que assistirem, é um BOM FILME E PONTO. As demais são as clássicas TOLICES dos evangélicos,que (OLHO)segundo a Igreja Católica vão direitinho pro inferno por têr se-afastado da UNICA E VERDADEIRA IGREJA.

  37. Meu filme favorito de todos os tempos. Contando as vezes que só coloquei o DVD para assistir às minhas cenas prediletas, foram exatas 112 vezes que vi este filme. Se contar somente as vezes que vi o filme inteiro, foram 97.

    Ganhei o DVD comemorativo de 25 anos do filme há alguns anos. Ainda me dá calafrios.

    Curiosidade familiar: este foi o único filme que meu pai fez questão absoluta de assistir no cinema. Na década de 70, o ingresso era caro para quem só começava a crescer profissionalmente, então ele juntou dinheiro para passagem, ingresso e guloseimas. Esta "tradição" só foi quebrada décadas mais tarde, quando eie, já casado, com uma filha maior de idade e outra adolescente, resolveu assistir a mais filmes nas telonas.

    O último trabalho de grande circulação de Linda Blair até o momento foi uma participação de um capítulo na série "Supernatural", onde ela fez uma Agente Especial. Jensen Ackles, o Dean Winchester da série, brincou ao final do capítulo, dizendo que não sabia o porquê, mas estava com uma enorme vontade de tomar sopa de ervilha.

  38. Anônimo says:

    esse filme e muito legal mas eu queria sabe toda a historia por tras do filme o que realmente acontecel com as pessoas???

  39. Anônimo says:

    Queria realmente saber oque foi que aconteceu com as pessoas do filme e queria muito assistir esse filme mais abençoada por deus ja que todos que assistem acontecerao alguma coisa
    nossa que curiosidade!!

  40. Confusabipolar says:

    Eu vou dizer uma coisa, as pessoas que dizem que se assistirem todo mundo vai ficar possuido. ISSO É UMA MENTIRA! Se vc tem fé em Deus irmão assiste qualquer merda aê Deus ctg jamais será vencido eu sou até cristã e eu não tenho medo de assistir essas porcarias pq eu sei que é mentira e Deus é comigo!

  41. Eu nunca assisti o filme, mas só pelas fotos quase me migei de medo!! Minha tia disse que assistiu e foi um trauma na vida dela. Acho que teria coragem de assistir, mas não sozinha, é claro! Tenho fé em Deus, e acredito que pessoas que tem fé e acreditam nesse único Deus não são atingidas pelo medo demoníaco! Esse foi um ótimo post, parabéns.

  42. Fran says:

    "Adorei a máteria mesmo. Mt louco manooo!"

  43. Anônimo says:

    meu deus que isso só pela fotos da medo
    mesmo assim vou assisti olha que eu 12 anos

  44. Anônimo says:

    Otimo Post Parabéns!

  45. Nunca vi e Nunca irei Ver.

  46. ja si passaram mais dse trinra anos e nao tevi um filme de terror igual o exorcista ,o melhor de todos ja perdi as contas de quantas vezes ei assistir.

  47. Anônimo says:

    adoro filmes de terror,tenho coleçao em casa,até meu filho de 4 anos assiste,sabemos que é tudo mentira,ficção,entáo é só assistir...

  48. Anônimo says:

    gente eu vi o treiler do exorcista que foi removido dos cinemas por ser muito asustador para o publico eu to morrendo de medo e olha que eu amo filmes de terror

  49. Anônimo says:

    eu adoro filmes de terror ja assistir esses sengfuintes filmes arraste me para o inferno,espelho do medo,evocando o espirito,exorcismo de meily rose,o ante cristo,cidade fantasma e etc...
    bom
    inteligente
    ambição

  50. Anônimo says:

    o exorcista foi o melhor filme de terror de todos os tempos! realista e verdadeiramente assustador! parabéns pelo post! adooooorei! u.u

  51. Anônimo says:

    Eu tambem gosto mas o exorcista a 1 vaz que eu assisti me deu um medão eu ficava olhando pro meu quarto a noite e não durmi eu via a menina

  52. Anônimo says:

    Adorei, mas acho que a escrita pode melhorar, haviam muitos erros ortográficos

  53. Anônimo says:

    Adorei o post! Só uma correção: na verdade, o estúdio não pegou fogo. Era só uma lenda urbana, assim como disseram que a Linda Blair havia morrido.

  54. Anônimo says:

    muito bizarro esse filme. assisti em 2001 e fiquei traumatizada.
    tô buscando coragem pra ver novamente. rsrsr
    o melhor filme de terror dos ultimos tempos.

  55. Filme bacana, mas não dá medo como as pessoas dizem. Me fizeram horrores de comentários e quando eu finalmente vi me decepcionei por não ser tão aterrorizante. Mas o filme é muito bom mesmo assim.

  56. Anônimo says:

    Você fez o melhor post do filme O Exorcista, parabéns.

  57. rfvelloso says:

    Olha vou lhes contar uma coisa:
    Realmente é o filme mais assustador que já vi na vida. Sou tarado por filmes de terror, tenho centenas de filmes de terror e NENHUM se compara ao Exorcista! Lembro que quando vi na primeira vez, tinha aprox. 12 anos, e simplesmente me fez um mal absurdo fiquei meses assustado, não fazia nada sozinho. Não é um filme recomendado para menores... Como a amiga ai de cima dos comentários disse, já vi também mais de 50 vezes, tenho a versão Blu-ray com o áudio clássico e é um convite ao terror extremo assisti-lo... O que faz chocar esse filme é: Ele não tem efeitos computacionais exagerados, ou quase zero de efeito computacional, exceto que me lembre a projeção do pazuzu na parede da casa... Realmente? é um filme tão forte que mesmo eu um tarado em terror, não recomendo assistir, pois ele realmente mexe com o psicológico das pessoas... Dormir ao escuro, levantar na madruga pra ir ao banheiro ou beber água, pode não ser o mesmo após ver esse filme. Abs a todos.


  58. Anônimo says:

    Gente eu recomendo que vejam esse filme mas não fiquem com o DVD do filme eu tinha um original minha casa começou a ter eventos estranhos até eu me livrar do filme

  59. Afroreli says:

    Adorei a matéria do blog na boa depois de ler isso fiquei com medo kkk muito assustador se eu fosse atriz nunca na vida iria participar desses filmes que tem negocio de Demônio a coisa é séria

  60. Anônimo says:

    O Filme é muito bom, faltou uns efeitos sonoros mais profissionais, a história é bem elaborada, mas a filmagem parece de novela mexicana.
    Quem tem medo de assistir pode assistir sem medo, que é normal como todos os outros. Mas pra quem gosta de filme de terror "O Exorcismo de Emily Rose" é mais apavorante do que esse. O Filme "Sobrenatural" também. XD

  61. Anônimo says:

    Pescoço retorcendo, vômitos verdes, levitação, resto e voz desfigurados. Tudo isso e mais outras coisas já foram copiadas e aperfeiçoada. Só que no ano de 73 causava um efeito perturbador. O exorcista é referência para muitos outros, assim como é Carry, a estranha, Potergeist e Chuck, o brinquedo assassino (somente o 1°). Hoje, O Exorcista já não assusta tanto porque seu gênero já foi demasiadamente copiado, aperfeiçoando-se o enredo e os efeitos. Mas sim. É o melhor filme de terror já produzido na minha humilde opinião. A trilha sonora dele é que eu uso como ringtone há muito tempo. Embora seja composta de acordes (???) que se repetem, é genial. O filme é tão bom que até hoje algumas de suas cenas são retratada (geralmente em produções cômicas) em comerciais, desenhos e filmes de paródia ao terror

  62. Anônimo says:

    vlw cara ... eu nem queria dormir mesmo '-'

  63. Anônimo says:

    Tenho 11 Anos e minha Mae tem esse films em casa (O Original) mais eu nunca assisti tenho muito medo mais tenho uma duvida.
    Linda Blair foi mesmo possuída ??

  64. Anônimo says:

    Ñ assistir e nem quero so de olhar as fotos da medo

  65. val says:

    Minha sobrinha de 14 anos assistiu esse filme,ficou meses dormindo no quarto da mae dela,nao fica sozinha nem mesmo na sala para asistir tv.foi muito engrasado,me lembro que na época dei.muitas risadas da minha sobrinha mas Eu nunca tive coragem de assistir...

  66. janaina cardoso says:

    Isso é o filme de terror que ninguém superou até hoje, adoro!!!

  67. vitor says:

    Minha sobrinha assistiu e quase morreu de medo,ela nao teve coragem de dormir sozinha por meses,nem ficava sozinha no quarto nem mesmo durante o dia. Ate hj ela tem trauma,mudou completamente a vida dela...

Copyright © Isso dá Medo - KYLE